jusbrasil.com.br
24 de Agosto de 2019

A arte do chute! Aprenda 6 técnicas geniais para chutar em provas

Coruja Concurseira, Estudante de Direito
Publicado por Coruja Concurseira
há 4 anos

Você se matou de estudar, decorou tudo o que precisava, e durante a prova você até vai muito bem na maioria das questões, na maioria não em todas. Só que faltam ali algumas questões a responder e você não faz a mínima ideia da resposta. O tempo está acabando e só te resta uma opção: chutar...

A arte do chute Aprenda 6 tcnicas geniais para chutar em provas

Todo concurseiro que se preze (e isso vale também para vestibulandos e candidatos à OAB), não chuta aleatoriamente fazendo uni-duni-tê... Tem que ter técnica, malícia e jogo de cintura pra chutar com consciência.

  • ELIMINAÇÃO

É uma técnica já conhecida, mas não custa reforçar. Se na questão existir uma resposta que lhe pareça absurda, elimine! Isso já aumenta suas chances em até 25% em uma questão de 5 alternativas, por exemplo.

  • REPETIÇÕES

Você também precisa conferir se há respostas muito semelhantes. Se houver, essas alternativas tendem a estar corretas. Nesse caso, veja se há uma opção em que as palavras (ou números) repetidos estão reunidos. Olha o exemplo abaixo:

A) Cachorro e Cavalo

B) Vaca e Gato

C) Gato e Cachorro

D) Gato e Macaco

E) Cachorro e Macaco

  • SEMELHANÇA

Diferente da repetição está o fator semelhança. Alternativas parecidas ou próximas da resposta correta aparecem aos montes em provas, especialmente em concursos. Caso seja essa sua questão, preste atenção, porque alternativas muito semelhantes a outras têm grandes chances de estarem corretas. Eles fazem isso pra confundir você...

A) 10,8

B) 15,2

C) 15,5

D) 18,2

E) 20,5

No exemplo, as letras B e C são muito parecidas. Chutar uma das duas te dá 50% de chances de acertar.

  • GENERALIZAÇÃO

Outro indício de que a alternativa está errada é a generalização. Palavras exclusivas (de exclusão) como ‘Nunca’, ‘ jamais’, ‘sempre’, ‘ninguém’, são palavras que generalizam. Normalmente as alternativas com esses termos têm maior probabilidade de estarem incorretas. Mas tome cuidado, pois itens com termos ‘inclusivos’ como ‘geralmente’, ‘predominantemente’, ‘em regra’, ‘a princípio’, tendem a estar corretos, pois abrem possibilidade para exceções.

  • DISTRIBUIÇÃO

De maneira geral, as provas são elaboradas de forma sistematizada, para fazer com que as respostas corretas sejam distribuídas igualmente, considerando a quantidade de alternativas e questões.

Se a prova tiver 50 questões, com 5 alternativas em cada, é provável que tenha 10 respostas corretas em cada letra. Embora essa técnica não seja tão eficiente quanto as anteriores, esse cálculo pode te ajudar num momento de desespero. Lembre-se que você já respondeu várias questões onde tem certeza da resposta, daí é só fazer as contas.

  • CASCAS DE BANANA

Tome cuidado com as famosas ‘cascas de banana’, pois o examinador adora colocar detalhes quase imperceptíveis que mudam todo o sentido da resposta. O que numa leitura rápida vai aparentar estar totalmente correta e não ser essa a resposta.

Leia com atenção TODOS os itens do começo ao fim. A casca de banana mais clássica é o termo “correto” ou “incorreto”. Cuidado quando vê-la por aí.

Vale enfatizar que essas técnicas de chute precisam estar combinadas com seus estudos e preparação para a prova. Nunca utilize-as com o intuito de substituir os seu estudo, pois isso vai fazer com que você não alcance o resultado esperado que é a aprovação.

Se você tiver interesse em ser mais estratégico e otimizar sua preparação para concursos, o defensor público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente seu livro com as técnicas que fizeram ele ser aprovado em vários concursos. Baixe o livro clicando aqui.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa dica, estou estudando para o concurso do TCM/RJ, vai ser muito concorrido (15 vagas) bem provável que será a CESPE. Fiz o último concurso do BNDES e foi a CESPE, não me atentei para os critério da resposta errada , fiz 74 pontos , pulei de alegria, mas, no final não passei. continuar lendo

Dica de grande valia. Atualmente estou me preparando para os TRT's da vida... E realmente, nos momentos mais delicados da prova, com apenas poucos minutos faltando do tempo final, tais dicas fazem toda a diferença! continuar lendo