jusbrasil.com.br
26 de Outubro de 2020

3 dicas preciosas para gerenciar o seu tempo de prova

Não seguir a 3ª dica pode fazer você perder a linha.

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Publicado por Coruja Concurseira
há 5 anos

Organizar seu tempo de estudo já não é uma das tarefas mais fáceis, mas um outro problema (mais sério) está relacionado à administração do tempo durante a realização da prova.

Muitos fatores precisam ser observados no momento da prova, pois dependendo da sua extensão, é comum os candidatos acabarem se atrapalhando e com isso entregam o cartão de respostas incompleto. A não ser que você seja um “gênio” dos concursos, provavelmente será desclassificado, ou, no mínimo, reprovado.

3 dicas preciosas para gerenciar o seu tempo de prova

Mas perceba que esse problema é de longa data. Ainda são poucos os professores de universidades e cursinhos que limitam o tempo da prova. Na prática, sempre são muito tolerantes, segurando apenas o três últimos examinandos em sala.

Tanto em vestibulares, processos seletivos, exame de ordem e concursos, ultrapassar o tempo limite de execução de provas tira do seu caminho centenas de concorrentes.

Para você não ser um dos eliminados por falta de gerenciamento do tempo, aqui vão 3 dicas:

  • TREINE EM CASA O MESMO TEMPO QUE VOCÊ TERÁ NO DIA DA PROVA

Calcule um tempo médio para execução de determinados assuntos e divida os minutos corretamente para ter tempo de fazer tudo. Por exemplo, a primeira fase da OAB (toda objetiva) tem 80 questões e 5 horas de duração. Então faça o cálculo:

5 x 60min = 300 minutos 300min / 80 questões = 3,75 min (que na verdade são 4min15seg)

Ou seja, você tem 4 minutos e 15 segundos para responder cada questão, mas não esqueça de que você usará parte desse tempo para ir ao banheiro, beber uma água ou comer alguma coisa.

A prática desse limite de tempo através de simulados que você pode fazer em casa te levará a perfeição. Reproduza tudo, inclusive a ida ao banheiro rs.

  • NÃO SABE A RESPOSTA? PULE!

Sim, isso mesmo que você leu. Se não sabe alguma questão, pule-a. Depois que você terminar todas as questões que você sabe, aí sim retorne para as que você pulou.

Dificuldades ao longo da prova fatalmente aparecerão, e você pode acabar preso em algumas questões, perdendo um tempo precioso que pode ser melhor aproveitado em questões mais complexas mas que você tem a resposta na ponta da língua.

A palavra aqui é concentração. Durante sua preparação, identifique quais são seus pontos fracos, e dedique-se a minimizá-los.

Leia esse artigo: O que você precisa saber antes de se inscrever num concurso?

  • GUARDE TEMPO PARA O GABARITO

Ok, você já calculou seu tempo de prova e já sabe quanto tempo pode gastar em cada questão e como você é um esbanjador, você usou todo o tempo. Mas depois de responder a última questão viu que não dava tempo de preencher o cartão de respostas. #fail

Reserve pelo menos MEIA HORA da duração total da prova para preencher o gabarito (ok, você vai ter que recalcular o item 1). Nunca na sua vida responda um cartão de respostas na correria. Eu já vi gente perder a linha com o fiscal de prova, já vi gente rasgar cartão de prova, dar banho de Coca-Cola, enfim. Nunca faça “nas carreira”!

Depois de preencher, verifique se não faltou nenhuma questão ou se todos os campos necessários estão preenchidos e principalmente, se você assinou o cartão.

Lembre-se que tudo isso está ligado a sua preparação e ao seu planejamento. Com organização e planejamento, suas chances de sucesso são muito maiores!

Se você quer ser mais estratégico e otimizar o seu planejamento, o ex-defensor público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro com técnicas e estratégias que ele utilizou para ser aprovado em concursos para Defensor e Analista. Clique aqui para baixar!

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Desculpe a correção em um texto excelente, mas na realidade 3,75 minutos é 3 minutos e 45 segundos. Se for considerar o tempo do gabarito (30 minutos) teríamos 3 minutos e 22,5 segundos para cada questão Mas o resto esta impecável. Parabéns. continuar lendo

Acho também que esqueceu de mencionar a redação... fazer primeiro ou por último? No mais, agradecemos as dicas. continuar lendo