jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

Descubra por que somente estudar não fará de você um aprovado

Coruja Concurseira, Estudante de Direito
Publicado por Coruja Concurseira
há 4 anos

Descubra porque somente estudar no far de voc um aprovado

Você se dedica, compra todos os materiais de estudo, passa horas e horas dedicando-se à sua aprovação, se alimenta bem, faz atividade física, diz 'eu te amo' pra sua mamãe, pede a benção para seu papai, faz a prova super bem, sai feliz e na hora que vem o resultado...

'Buáaáááá não passei'... 'é tudo carta marcada'... 'concurso é QI (quem indica)'... 'eu sou um (a) infeliz mesmo'... 'não quero mais saber dessa prova"...

Depois de alguns meses você já está recuperada (o) e ao tentar novamente acontece tudo outra vez. E aí você vai tentando e se frustrando até que chega o ponto que você começa a perder para você mesma (o), para a cobrança dos seus parentes e amigos, por ver os seus amigos sendo aprovados e você não... É uma tristeza não é?

Mas espera aí jovem! Antes de você deixar seu ombro cair, dá uma olhada no passo a passo para resolver este problema:

Você precisa decompor esse processo em quatro etapas:

1 - Entender a situação atual;

2 - Identificar a causa básica;

3 - Desenvolver um plano de ação eficaz;

4 - Executá-lo até que seja resolvido

Como já disse aqui num artigo anterior, você precisa admitir que o problema existe. Depois disso, precisa refletir sobre as maneiras possíveis de resolvê-lo e, a seguir, tomar atitudes específicas.

É uma combinação de pensamento e ação. Fazer somente uma das duas coisas não te leva a nada.

Pode parecer simplista, mas com frequência não fazemos o que parece óbvio. Por exemplo, imagine o caso de Juquinha (tá eu sei que juquinha é muito primário, mas eu prefiro juquinha do que Caio, Tício e Mévio ok?).

Juquinha está com suas notas de matemática caindo. Ele certamente vai dizer"tenho que aumentar minhas notas", e esperar que as notas aumentem sem fazer nada para isso. Com toda certeza as notas dele em matemática permanecerão as mesmas, ou piores, porque ele não se deu o trabalho de descobrir o motivo e qual providência tomar.

Mas digamos que Juquinha diga" vou parar de jogar bola para ter tempo de estudar mais ". Mesmo essa ação drástica pode não surtir efeitos se o problema não for o tempo de estudo, mas sim o mau aproveitamento dele. Porque então abrir mão de jogar bola com os amigos em troca de nada?

A melhor decisão para Juquinha seria"Que tipo de questões eu estou errando?"- Daí ele separa a matéria em categorias como álgebra, geometria e frações e avalia o seu desempenho em cada uma delas.

Nesta avaliação, Juquinha descobre as notas de álgebra aumentaram, em frações permaneceram estáveis, mas as de geometria caíram. Opa, parece que o bicho-papão foi achado. A partir daí, ele divide o tema geometria em subtópicos para identificar o tipo de questões que tem mais dificuldade.

Uma vez que Juquinha tenha identificado o motivo de suas notas caírem, ele vai para o próximo passo.

O QUE FAZER PARA MELHORAR

Agora que a origem do problema foi identificada, é preciso desenvolver um plano de ação para tomar as ações devidas. O tempo que antes era mal aproveitado, pode ser dedicado agora a um estudo focado em geometria por exemplo, aumentando assim a sua produtividade.

Aumentar sua produtividade significa mudar a abordagem, seja usando livros melhores, pedindo ajuda a amigos, conversando com quem já passou pelo mesmo problema.

Como você pode ver, ainda que o seu problema seja muito complexo, se você aprender a decompô-lo em etapas menores e mais controláveis, será plenamente capaz de solucioná-lo.

Percebeu como ter uma estratégia e um planejamento para seus estudos é importante?

Se você quer aprender a ser mais estratégico e sabe como montar um plano de ação eficaz, o professor Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente o seu livro de técnicas e estratégias para concursos. Clique aqui para receber o seu e de bônus assista um treinamento gratuito de técnicas de estudo com o professor Gerson.

Acesse: www.corujaconcurseira.com.br

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa coruja!
Uma das minhas decisões, e que tem me ajudado muito, foi ler o básico e fazer muitas, muitas questões, uma média de 500 por dia, funcionou pra mim! O metodo já me deu pelo menos um cadastro de reserva! continuar lendo

olá, mas você fez as questões baseadas nas matérias que você estudou ou foi em sites de questões aleatórias??? continuar lendo

Oi Bruna:
Eu costumo ler doutrina de manhã (tenho o habito de fazer resumo nos meus próprios livros), e a noite pego um rodizio de matérias para fazer questões, seguindo os itens do edital (quando tenho um) ou esgotando todas as classificações de questões do QConcursos sobre a disciplina.
Recomendo o site, os comentários são verdadeiras aulas.
Meus metodos são um pouco heterodoxos para a maioria, mas...
Se passei na OAB e já peguei um cadastro de reserva com ele é por que não deve ser tão ruim!
Sem esquecer o tempo da lei seca, detesto com todas as minhas forças, mas é inevitável rs ( a pontuação nas questões sobe muito)
Uso os foguetinhos da up concursos para ler as principais leis, pelo menos você se diverte colorindo (é só buscar no google) continuar lendo

Excelente! continuar lendo

Estou tendo dificuldades para estudar algumas matérias sobre leis, especificamente o art. 144 da constituição federal. continuar lendo

Já peguei meu foguetinho da Up Concursos. Preciso ter de outras matérias Natália.
Obrigada. continuar lendo

Infelizmente só achei esses básicos! Queria muito de adm!
Bons estudos flor! continuar lendo