jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

Sua última chance de passar na OAB

Antes do novo CPC ser cobrado

Coruja Concurseira, Estudante de Direito
Publicado por Coruja Concurseira
há 4 anos

Recebo muitos e-mails pedindo dicas de como estudar para o Exame da OAB.

A maioria desses pedidos vêm de pessoas que estão tentando há dois, três, cinco e até NOVE exames, sem sucesso sequer na primeira fase. E pra piorar, o XIX Exame de Ordem será o último antes do novo CPC. Portanto, tem que ser agora!

Sua ltima chance de passar na OAB

A frustração e o desânimo são os sentimentos mais comuns de quem se dedica aos estudos da prova da Ordem e vêem que não obtiveram êxito. O que fazer? Como reagir a essa situação de forma inteligente para superar o próximo desafio?

O Exame de Ordem é uma prova diferente de uma prova de concursos. Ela não está ali para te eliminar e sim para te avaliar. Porquê é importante saber disso?

Uma prova de concurso é elaborada para selecionar as pessoas mais preparadas para uma determinada função. Então, com base nisso, ela contém elementos colocados ali por algum mensageiro do caos que deseja a sua eliminação. Você então precisa entender e superar o desejo desse ser enviado das profundezas.

No Exame da OAB é diferente! Não que as questões sejam elaboradas pelo Dalai Lama, mas o objetivo ali é avaliar o seu conhecimento. Como numa prova da faculdade. Se você entender a essência e estudar da forma correta, com planejamento, resolução de questões e muita prática de exercícios e peças, sua aprovação é inevitável.

Como estudar?

A primeira fase só tem questões objetivas, mas isso não significa que seja uma prova fácil. São 80 questões, com enunciados longos e que precisam ser resolvidas em 5 horas. Ou seja, você tem aproximadamente 4 minutos para resolver cada um delas.

1 - Identifique seus pontos fracos

Ou seja, aquelas matérias que você tem mais dificuldade de aprendizado e entendimento. Dedique-se de forma mais intensa os seus estudos a essas matérias.

2 - Identifique também seus pontos fortes

São as matérias que você tem mais facilidade de entendimento. Estude-as mais para o final do seu cronograma. Algumas delas você saberá de ponta cabeça, então será praticamente uma revisão do que você viu na faculdade.

3 - Analise provas anteriores e identifique quais disciplinas são as mais cobradas.

Ética profissional por exemplo sempre caem muitas questões, portanto, decore o código de ética e o EOAB, pois é uma ótima oportunidade de angariar uns pontinhos extras. Já o ECA por exemplo, caem duas ou três questões no máximo, então não perca tempo estudando o estatuto inteiro, a não ser que você tenha tempo de sobra no seu cronograma.

4 - Questões e mais questões

Provas anteriores precisam ser resolvidas. Isso é uma obrigação para quem estuda para a primeira fase, sem resolver questões você não vai conseguir entender o perfil da banca e nem saber como está o seu desempenho na prova. Praticar questões, além de te ajudar com o que acabei de mencionar, faz com que você saiba administrar o seu tempo para não deixar nenhuma questão em branco.

5 - Por falar em questões em branco...

Nunca deixe uma questão em branco, ainda que você não saiba a resposta correta, utilize algumas técnicas de chute. Se você estudou um mínimo que seja, você terá condições de eliminar pelo menos duas alternativas em cada questão e só aí você já tem 50% de chances de acertar.

6 - Reserve pelo menos 30 minutos para preencher o cartão de respostas.

Não queria saber o que pode acontecer com alguém que precisa preencher 80 questões no cartão de respostas em 5 minutos. Já vi cada caso...

Quer saber mais sobre técnicas de chute? Essa é só uma das várias técnicas e estratégias que o professor Gerson Aragão ensina. Aliás, o professor Gerson está disponibilizando gratuitamente o seu ebook de técnicas e estratégias para concursos e OAB. Clique aqui para baixar!

Veja também o caso de um dos alunos aprovados na OAB:

Clique aqui para assistir

Sua ltima chance de passar na OAB

Acesse: www.corujaconcurseira.com.br

Email: [email protected]

Curta a página da Coruja Concurseira no Facebook

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)