jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

Falta concentração? Ensine seu cérebro com essas 3 técnicas

Coruja Concurseira, Estudante de Direito
Publicado por Coruja Concurseira
há 4 anos

Falta concentrao Ensine seu crebro com essas 3 tcnicas

Tem dias que a gente acorda cheio de inspiração para estudar e vai logo pensando: "Hoje eu vou detonar aquela matéria", mas você sabe que o seu maior problema é se concentrar. O que você faz?

Deixa o celular desligado, separa todo o material que vai estudar conforme seu planejamento, coloca um lanchinho por perto e a garrafinha d'água, certifica-se de estar sozinho... E... Cadê a concentração?

Mesmo com toda essa preparação, seus pensamentos continuam bem longe da matéria que você precisa estudar e fica difícil focar no mesmo texto ou exercício. Mas será que é possível treinar o cérebro para focar numa única tarefa por um tempo maior?

A resposta é SIM, do mesmo jeito que você pode treinar o seu corpo para fazer musculação, aprender a jogar capoeira, dançar ou até mesmo correr uma maratona, é possível treinar o seu cérebro a se concentrar, e por isso eu vou te passar três técnicas que te ajudarão nisso.

- TÉCNICA DO INTERVALO

A ideia aqui é começar a treinar seu cérebro para tirar o melhor proveito das suas horas de estudo, comece aos poucos: Use um timer para marcar pequenos períodos de produtividade. Ah, evite usar o timer do seu celular para não servir de tentação. Use um daqueles timers de cozinha ou qualquer relógio que tenha essa função.

Antes de iniciar sua atividade, programe o timer para disparar em 10 minutos. Dedique-se à tarefa por este tempo mas sem se preocupar com ele. Lembre-se, o timer vai te avisar. Ao fim dos 10 minutos, faça uma pausa de 2 minutos. Repita o procedimento até completar quatro ciclos e faça uma pausa maior. Aos poucos, aumente o tempo de concentração, de cinco em cinco minutos (15...20...25), até alcançar o período ideal para você. Mas não seja ganancioso, o criador dessa técnica (conhecida como Pomodoro) recomenda que o período de concentração não ultrapasse 25 minutos.

- SÓ MAIS CINCO

Não, não são aqueles “só mais cinco minutinhos” quando você acorda de manhã cedo. Essa é uma técnica para te ajudar a resistir à vontade parar uma tarefa extensa ou complexa demais. É a melhor maneira que eu encontrei de lidar com o desânimo que dá, por exemplo, para estudar raciocínio lógico. Raciocínio Lógico não é de Deus não gente... Aquilo é coisa mandada por satanás! Enfim... Aquela Muralha da China intransponível, indivisível, indestrutível, que tira toda a sua energia e motivação, que faz você se sentir o piolho do cavalo do bandido...

Em vez de largar tudo e sair correndo, o que você tem que fazer? Simples. Você vai fazer "só mais cinco" coisas antes de parar. Podem ser mais cinco exercícios, cinco questões anteriores, cinco páginas do livro, cinco parágrafos, ou até mesmo cinco linhas!

Quando terminar, do mesmo jeito que você aperta o botão do despertador pra dormir só mais cinco minutinhos, fale pra si mesmo: “só mais cinco”. Ao quebrar a tarefa “de cinco em cinco”, você vai conseguir fazê-la por mais tempo e, quem sabe, até cumprir o objetivo sem muito sofrimento (exceto se for raciocínio lógico, porque as palavras sofrimento e raciocínio lógico significam a mesma coisa, uma não existe sem a outra).

- MEDITAÇÃO DE UM INSTANTE

A terceira técnica pode parecer à primeira vista chatinha. Mas muitas vezes, o que atrapalha você é apenas a sua ansiedade. Exemplo: “Tem muita matéria pra estudar hoje, eu preciso mas não sei se vou dar conta!”. Pode ser também ocasionada por um problema qualquer que não tem relação com o estudo, como família, dinheiro, namorado (a). Nesses momentos, é muito importante que você deixe a mente livre de preocupações para que o seu tempo de estudo seja o mais produtivo possível.

Essa técnica de meditação pode ser aplicada em qualquer hora e em qualquer lugar. Vale para quando você precisa se concentrar nos estudos, mas também ajuda a baixar a ansiedade no dia da prova. Ela se chama "One Moment Meditation" ou "Meditação de Um Instante". O passo a passo é muito simples, está explicado nesse vídeo abaixo. Assista:

Incrível não? Toda vez que a Coruja fica ansiosa eu vejo esse vídeo. Agora por exemplo, já nem estou achando raciocínio lógico tão ruim assim...


Se você quiser aprender a estudar estrategicamente e de forma planejada, o professor e Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o Guia dos Concursos 2017/2018 + Perfil das Bancas. Clique aqui para receber o seu.



com informações Canal do Ensino

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Raciocínio Lógico não é de Deus não gente... Aquilo é coisa mandada por satanás!"...hahahaha...morri!
Muito bom esse artigo, parabéns!! continuar lendo

Na dica 1 diz para fazer uma pausa maior ao terminar o ciclo, de quanto tempo seria ? Fala também que não pode ultrapassar 25min, então a dica 1 e 2 devem ser ultilizadas separadas ? continuar lendo

Muito bommm!! continuar lendo