jusbrasil.com.br
18 de Agosto de 2017

O quanto você acredita em você mesmo?

Aprenda 5 truques simples para aumentar sua autoconfiança.

Coruja Concurseira, Estudante de Direito
Publicado por Coruja Concurseira
ano passado

O quanto voc acredita em voc mesmo

Provavelmente a sua resposta será: "Não tanto quanto eu gostaria".

Pois é meu caro e minha cara, em vez de nos sentirmos orgulhosos das nossas conquistas, focamos naquilo que ainda não foi alcançado, especialmente nos erros que cometemos.

O problema é que grande parte das pessoas tem uma autoimagem negativa – e irreal – sobre si mesmo e sobre a tarefa que o que realiza. Oscilamos entre o 'Não sou bom o bastante' e o 'Não estou pronto (a) para desenvolver o que preciso'.

Mas podemos perfeitamente mudar essa percepção com algumas técnicas simples e que podem ajudar você a ter uma visão mais clara e positiva sobre seu potencial e suas conquistas.

1. Desabafe com alguém que te conheça bem

Conheço muitas pessoas que ao invés de desabafarem com amigos e familiares, prefere se manter em silêncio para não ser tachado de "reclamão". Ok, te entendo perfeitamente. Mas desabafar com uma pessoa que te conheça bem pode te ajudar a lembrar de conquistas importantes quando você estava se sentindo frustrado (a) ou desamparado (a). Conversar com essas pessoas elas é uma das melhores maneiras, e mais naturais, de conseguir a autoconfiança que você precisa.

2 - Faça uma lista

Papel e caneta na mão. Anote em forma de lista as tarefas que você já concluiu. Muita gente faz listas de pendências. Essa Coruja que vos fala mesmo orienta que relacionar suas tarefas é parte crucial no seu planejamento de estudos. Mas que tal fazer também uma lista das tarefas já concluídas?

Provavelmente, há diversas realizações das quais você se orgulha, e a maioria delas é resultado de seu trabalho duro e de sua dedicação. Então, faça sua lista e cheque-a, no mínimo, duas vezes. Só de anotar isso, você vai se sentir orgulhoso (a) em sua trajetória. O que te ajudará a realizar os próximos desafios que tem pela frente. Ter noção das suas conquistas te dará a perspectiva de onde você estava e onde chegou, bem como este efeito poderá ser reproduzido e saberá o caminho que precisa trilhar para chegar aonde deseja.

3. Entreviste 7 pessoas

Encontre sete pessoas que te conhecem bem. Pode ser alguém que tenha trabalhado com você, estudado com você ou que de alguma forma já tenha se relacionado. É importante que sejam pessoas familiares com seu estilo de liderança e com a sua maneira de fazer as coisas. Marque um encontro ou até mesmo um café e diga que será por poucos minutos. Ao se encontrarem, entreviste-os e de preferência, grave as conversas (ou anote o que disseram). Faça apenas duas perguntas: "Quais são meus pontos fortes que você enxerga?" e "No que você acha que eu sou bom?".

A maioria das pessoas irá responder que você pirou ou que está brincando. Mas ao verem o quanto isso é sério, vão falar sobre vários aspectos nos quais você é bom, alguns dos quais você nunca pensou a respeito. Com isso você verá que os outros te enxergam melhor do que você mesmo.

4. Medite

De novo ela... A Meditação. Esta prática faz tão bem para seus níveis de estresse e poder de decisão que quase em toda publicação que faço eu indico ela. Mas não seria por menos se essa não fosse uma maneira efetiva de te levar muito além da sua capacidade de visão negativa que tem sobre si mesmo também. A meditação vai te ajudar a acalmar toda a loucura do dia a dia.

Para meditar, não precisa de muita formalidade. Basta poucos minutos por hora ou mesmo algumas pausas ao longo do dia para fazer a diferença e mudar sua perspectiva. Quer uma forma legal de aprender a meditar? Veja esse post que fiz.

5. Seja seu próprio coach

Meditação te ajuda a acalmar, mas e se não for o suficiente? Então, quando aquela voz antagonista dentro de sua cabeça precisar ser silenciada, coloque-se na posição de coach de si mesmo (a). O processo de coaching tem o objetivo de te levar ao próximo estágio da sua jornada – o que nada tem a ver com desprezar o caminho que te levou até ali. Pense bem no quanto você é bom em elogiar e aconselhar outras pessoas, mas quando você precisa de elogios e conselhos é um fracasso. Normal. Dica: Leia e assista casos de sucesso de pessoas que viveram a mesma experiência que você, procure conversar com elas se existir algum canal para isso. Não tem erro.

Quer um forte exemplo de de aluno mediano e chegou a Defensor Público? Leia essa história aqui.

E se você quiser aprender a estudar de forma estratégica e planejada, aumentando em 90% a sua capacidade de acertos em questões de concursos, cadastre-se aqui e receba gratuitamente um Ebook de técnicas e estratégias para concursos. Clique aqui para receber o seu agora.

Acesse: www.corujaconcurseira.com.br


com informações de Época

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

De fato, todas essas técnicas ajudam bastante a manter o foco e a autoconfiança. Particularmente, reflito na minha caminhada toda vez que encontro alguma barreira. O caminho é árduo, tem dias que estamos com todo gás, e tem outros que não sabemos por onde começar. O texto acima lembrou-me bem da importância em conversar com pessoas que nos conhece. Uma ótima ferramenta para fortalecer a credibilidade em nos mesmo. continuar lendo