Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

5 coisas sobre o concurso do Banco do Brasil que você precisa saber

Publicado por Coruja Concurseira
há 9 anos

5 coisas sobre o concurso do Banco do Brasil que voc precisa saber

Quando se trata de concursos, quem nunca ponderou a carreira bancária que atire a primeira pedra. Conhecida como “trampolim”, muitas vezes, é nela que o concurseiro encontra o primeiro cargo no serviço público, mas nem sempre é onde decide ficar.

De qualquer forma, os atrativos de ser tornar escriturário do Banco do Brasil chamam, cada vez mais candidatos para as seleções. Se você é uma dessas pessoas, confira essa lista com cinco tópicos essenciais para quem se inscreveu no mais recente processo seletivo da instituição financeira:

O inglês voltou

Para surpresa de muitos candidatos, o banco voltou a cobrar língua inglesa nas provas objetivas. A disciplina, contudo, não deve ser motivo de desespero para os concurseiros. A exigência é básica e mais relacionada à interpretação de texto. Se o candidato estiver muito bem preparado, nem mesmo precisa estudar inglês, porém, é preciso estar afiado e confiante nas demais matérias. Caso você já saiba um pouco de inglês, consulte provas passadas, especialmente as mais recentes, e veja se é necessário dedicar tempo a uma revisão desse conteúdo ou não.

Atendimento

Esta é, atualmente, a matéria mais importante do concurso. De acordo com Neto, nos últimos três processos seletivos, foi a disciplina que colocou ou tirou da disputa os candidatos bem preparados. Assim como técnicas de venda, serão cobradas dez questões, sendo cinco com valor de 1,5 ponto e outras cinco com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 17,5 pontos. “Mas e conhecimentos bancários?”, você vai perguntar. Neste caso, conhecimentos bancários podem-se adquirir no decorrer do trabalho, já atendimento é o grande problema dos bancos, atualmente, as pessoas trocam de banco por conta de atendimento, gostam do gerente tal, valorizam ser bem tratados. É a lógica do mercado, uma característica do setor privado mesmo. Hoje em dia, você precisa atender bem o cliente, senão fica para trás.

Crescimento interno

Quem já possui experiência em bancos privados abre vantagem e alcança crescimento rápido dentro do BB. O escriturário entra cru, mas quem já é da área consegue posto de gerência logo, logo. Quem se destaca na parte de atendimento também, conta. Atualmente, o banco precisa de bons gerentes e, para isso, é preciso encontrar profissionais que ofereçam um relacionamento forte com o cliente. Quando o escriturário se destaca, consegue tirar salário até de cargo de nível superior em cenário nacional. Também é possível mudar de área dentro do banco, mas é preciso se destacar. A pessoa tem que chegar junto, procurar saber de outros departamentos que precisam de gente, correr atrás e mostrar serviço. Quando você entra, ninguém sabe quem é você, então tem que ir atrás.

Redação

Se você é do tipo que só quer fazer a média na redação, mude sua estratégia. Dependendo da nota final, o candidato pode conquistar várias posições na classificação final do concurso. Então, melhor estar preparado. Por ser um concurso para carreira bancária, não quer dizer, necessariamente, que cairão assuntos relacionados a esse tema. Na última seleção, por exemplo, a redação foi sobre a influência das mídias sociais na sociedade.

Lotação

Desta vez, os aprovados no concurso serão lotados na região Nordeste. Porém, nada impede que candidatos de outras regiões tentem as vagas e, caso sejam nomeados, peçam transferência de volta para casa após o estágio probatório. Afinal, o BB é um órgão federal. Porém, este processo de remoção não é simples. Mesmo depois de solicitada a mudança, não quer dizer que você vai conseguir. Essa troca depende de muita coisa, por exemplo, existe uma lista de espera. Conheço casos bem sucedidos, de pessoas que voltaram no mesmo mês que pediram, mas esse não é o mais comum.

O que diz o edital: Ao todo, o BB abriu 860 oportunidades para o cargo de escriturário. Segundo o edital, destas, 95 são imediatas e 765 para formação de cadastro de reserva. Participam candidatos com nível médio completo, em busca da remuneração de R$ 2.227,26, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Além do salário inicial, contudo, o futuro funcionário também receberá participação nos lucros da empresa, vale-transporte, vale-cultura, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, plano de saúde e previdência privada. A Cesgranrio é a banca examinadora da seleção.

E você? Está preparado para o Concurso do BB? Se quiser saber como ser mais estratégico e ter um bom planejamento na sua preparação, baixe gratuitamente o livro de técnicas e estratégias para concursos do Dr. Gerson Aragão (Ex-Defensor Público e Especialista em Estratégias para Concursos). Clique aqui para baixar grátis.


via Correio Web

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7737
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-coisas-sobre-o-concurso-do-banco-do-brasil-que-voce-precisa-saber/237531106

Informações relacionadas

Empregado do Banco do Brasil dispensado no período de experiência

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 6 meses

Qual a diferença entre “data de ingresso no serviço público” e “efetivo exercício no serviço público ”?

Yasmin Castanha Nogueira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Bancos públicos: vantagens e desvantagens de sua existência

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Quem pretende antecipar o pagamento das parcelas tem o direito do abatimento dos juros

Arnaldo Demétrio Coelho Júnior, Advogado
Artigoshá 4 anos

Passei em um concurso público e ainda não tenho diploma. O que fazer?

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como funcionária licenciada do BB, acrescento a 6ª coisa que você precisa saber:
Só se inscreva se realmente tiver vocação para o serviço bancário, pois ele é pesado e estressante. Hoje, antes de qualquer aptidão, você precisa ser VENDEDOR para ser bancário. As metas de vendas estão, há muito, desumanas. Lá você é apenas um número, uma matrícula e facilmente substituível, sem qualquer valor para seus superiores. Para fazer carreira, precisará jogar sujo com os clientes e colegas. E acrescento ainda, o salário do BB, já foi bom, hoje você é massacrado por cobranças de metas sem uma contrapartida salarial justa.
PENSE! Você terá que estudar muuuuito para passar neste concurso dificílimo e, se tiver o azar de passar, será infeliz para o resto de sua vida, apenas em nome do MONSTRO da ESTABILIDADE. continuar lendo

É verdade, Dra. Patrícia.
Quando entrei para trabalhar em banco, no início da década de 90, era outro mundo. Não havia esse massacre de metas como existe hoje, era um trabalho essencialmente manual, com poucos recursos tecnológicos.
Com o avanço da tecnologia da informática, e da visão de negocios, tudo mudou para pior, muito pior!
Tenho amigos que pediram demissão por não suportarem a pressão das metas estipuladas, pra lá de desumanas!
Como não tenho tino para vendas, nem perco dinheiro para fazer esse concurso. continuar lendo

Em relação a remoção, realmente não é simples, pois o Banco do Brasil é uma Empresa de Economia Mista (Onde o governo detém mais de 50% de suas ações), ou seja, é regida pela CLT, portanto não há de falar em período de estágio probatório.

O funcionário contratado terá que cumprir o tempo de Experiência de 90 dias. Após este prazo, ele também não estará liberado para concorrer a remoção. No banco existe um regimento interno que "trava" o funcionário por um determinado tempo para remoções no Cargo de Escriturário, que segundo informações, estava em torno de 1 ano e meio para liberação.

Outra dica importante, se você tem interesse em ficar no Banco e trilhar uma carreira profissional, um quesito muito importante é a disponibilidade para mudanças de localidade, pois no banco as pessoas que se disponibilizam para mudanças de local, terão maiores oportunidades, caso contrário, as oportunidades ficarão bem reduzidas.

Então, se você quer prestar o concurso com intenção de voltar pra casa o mais rápido possível e criar raízes em um lugar, acho melhor rever seus conceitos e redefini-los, pois essa intenção inviabilizará seu crescimento profissional. continuar lendo

É isso mesmo, Fábio! continuar lendo

Eu estive lá por 30 anos. Graças a Deus que consegui me aposentar. Eu não aconselho ninguém fazer concurso pensando em fazer carreira. Isso já era. Lá hoje é só quebra galho. digo por experiência. Hoje lá só tenho a conta pra receber o beneficio. Quando voce sai, vira inimigo. Não esqueça lá é somente enquanto arranja coisa melhor. Eu tô fora. Meus filhos nenhum nunca pensaram nisso. continuar lendo

A carreira do BB, deixou de ser atraente, pois aquele status de funcionário do BB de antigamente não mais existe, uma empresa que sofre grande parte de críticas da população, salário horriveis, govêrno mandando.Além do mais o BB começou a sua caminhada para baixo em 1985 pela perda da conta do tesouro e autoridade monetária, ficando penas com compensação.(que logo acabará).Sem contar que os bancos privados lutam ferrenhamente para se apoderar desse banco. continuar lendo