Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Jovem vive 'pesadelo' ao tomar a pílula da inteligência

Confira o relato de Benjamin Zand ao fazer uso do Modafinil.

Publicado por Coruja Concurseira
há 8 anos

Jovem vive pesadelo ao tomar a plula da inteligncia

Há alguns meses publiquei aqui no JusBrasil um artigo sobre essa tal "Pílula da Inteligência" [Clique aqui para ler], que diga-se de passagem, tem se tornado cada vez mais popular entre jovens e estudantes, especialmente nos países da europa.

Diante do crescimento da popularidade da pílula, o britânico Benjamin Zand tomou conhecimento da droga através de uma amiga que já tomava os comprimidos. Ela havia lhe dito que "são apenas pílulas para ajudar na concentração".

Benjamin é jornalista, e sua profissão requer um nível de concentração alto para produzir os conteúdos do seu trabalho. Por sofrer com problemas de atenção e dificuldades de concentração, ele decidiu experimentar o Modafinil, e o resultado... Deixe ele mesmo dizer:

"Uma amiga me contou sobre as"pílulas da inteligência"há algum tempo. 'Todo mundo toma. Elas são apenas pílulas que ajudam na concentração'. Muitas destas chamadas" pílulas da inteligência "são usadas como medicamentos convencionais para tratar problemas como a narcolepsia ou os causados por mudanças extremas de turno de trabalho. Mas elas também têm sido consumidas por pessoas que querem trabalhar melhor.

Depois de ler avaliações positivas online - alguns estudantes alegavam que essas pílulas melhoraram muito seu desempenho na universidade -, decidi então fazer uma experiência e tomar o medicamento.

Jovem vive pesadelo ao tomar a plula da inteligncia

É ilegal vender modafinil na Grã-Bretanha sem receita médica, mas não é ilegal comprar. Há muitos sites que vendem a substância. Quando o pacote chegou, menos de uma semana depois da compra, as pílulas pareciam comprimidos de paracetamol.

Depois de uma consulta médica - na qual ouvi que, por ser jovem e saudável, provavelmente não sofreria efeitos colaterais graves -, comecei a experiência. Tomei o primeiro comprimido na Universidade de Cambridge, como parte de um teste cognitivo no qual os pesquisadores analisaram minha atenção visual constante, memória espacial, função executiva e memória episódica antes e depois de tomar a pílula.

Antes de tomar os comprimidos, meu nível de atenção estava entre os 15% a 20% dos melhores entre as pessoas da minha idade. Depois, estava entre os 5% a 10% dos melhores.

Sem dúvida comecei a me sentir mais desperto e com uma tendência menor à frustração. Mas também pode haver outros fatores que tenham afetado os resultados. Minha mente continuava alerta. Viajei durante quatro horas para minha cidade, Liverpool, e não senti o cansaço que costumo sentir. No entanto, esses foram os últimos resultados positivos que vivenciei com o modafinil.

PESADELO

No dia seguinte, tentei tomar outro comprimido para adiantar alguns trabalhos durante uma viagem de trem. Mas fiquei mais distraído do que o normal. A pílula fez com que eu me concentrasse nas coisas erradas, como joguinhos no smartphone.

Com o passar do tempo, comecei a sentir uma dor de cabeça muito forte, perdi o apetite e sentia vontade constante de ir ao banheiro. Meu cérebro não estava trabalhando mais rápido, mas minha bexiga estava. Naquela noite, quando tentava dormir, não conseguia me desligar e foi assim até as primeiras horas da manhã. Também encontrei um caroço na parte de trás da minha perna e outro apareceu no meu braço no dia seguinte; os dois coçavam.

A terceira e última vez em que tomei o modafinil também foi decepcionante: a dor de cabeça voltou, fiquei cada vez mais desidratado e não senti fome. E amigos me lembravam toda hora o quanto a minha pelé parecia ruim: o modafinil não me deixava dormir e minha aparência era terrível. Com o passar das horas eu parei de procrastinar, e o comprimido parecia estar fazendo o efeito desejado. Mas isso aconteceu apenas às 20h.

Trabalhei sem parar até cerca de 23h, editando, gravando, escrevendo. Fazendo coisas que nem sabia se precisaria fazer. Sentia como se tivesse que continuar trabalhando, ao contrário de querer continuar.

BOAS EXPERIÊNCIAS

Essa experiência difere por exemplo de Jason Aul. Jason é atleta e empreendedor de Edimburgo, na Escócia, e afirmou que acha que pode alcançar tudo o que quer quando toma o Modafinil."Faz você se sentir como se estivesse operando a 100% (de sua capacidade), você está indo com tudo o que pode. Geralmente não penso que isso é possível, mas o modafinil me permite fazer isto".

NO FIM DAS CONTAS

Os efeitos negativos pesaram bem mais do que os positivos. As pessoas reagem de forma diferente a comprimidos e produtos químicos e, depois de falar com o médico, Benjamin descobriu que o seu fígado tinha liberado uma enzima que tentou eliminar o modafinil do seu corpo.

Também foi levado em conta a possibilidade de ter adquirido um medicamento adulterado pela internet. Mas Jason Auld, o atleta de Edimburgo, já tinha comprado do mesmo site.

"De certa forma fiquei decepcionado por não ter tido a chance de sentir os efeitos positivos do modafinil, que tinha visto na internet. Mas também me senti aliviado por não estar perdendo nada em relação às pessoas que tomam o medicamento. Os efeitos colaterais e a falta de produtividade me mostraram que não é uma pílula milagrosa e definitivamente não pretendo tentar de novo".

E você aí? Vai se arriscar?

Só para reforçar, o Modafinil foi chamado de" a primeira pílula da inteligência segura do mundo"por pesquisadores das universidades de Harvard e Oxford, que sugeriram que os efeitos são de" baixo risco "quando o medicamento é consumido por um curto período de tempo. No entanto, seus efeitos colaterais podem incluir insônia, dores de cabeça e erupções cutâneas potencialmente perigosas.

Fique esperto, existem muitas outras maneiras de se manter concentrado, de otimizar o seu tempo de estudos, de aproveitar melhor o seu rendimento. Se você quiser aprender como estudar melhor e aumentar o seu desempenho em concursos, cadastre-se aqui e receba gratuitamente o" Guia dos Concursos 2017/2018 + Perfil das Bancas " elaborados pelo professor e Defensor Público Gerson Aragão.


com informações de BBC Brasil

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16439
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovem-vive-pesadelo-ao-tomar-a-pilula-da-inteligencia/305230835

Informações relacionadas

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Notíciashá 9 anos

Modafinil! A droga para ficar mais 'inteligente' é segura

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Os perigos da Ritalina! A droga dos concurseiros

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Notíciashá 9 anos

7 truques incríveis para fazer seu tempo de estudo render mais

Concurseiro Legal
Artigoshá 8 anos

Precisamos das Pílulas da Inteligência?

Bruno Lahud, Advogado
Modeloshá 2 anos

Pedido de penhora on line Sisbajud "Teimosinha" Permanente

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isto é um artigo que deveria estar no JusBrasil?
Até onde estou percebendo isto é uma propaganda.
Além disso, eu não compraria medicamentos sem uma prescrição médica ou pela internet, isso não me parece algo correto.
Remédio para tornar uma pessoa mais inteligente?!?!?
Que eu saiba isso se alcança com estudos, treinamento e perseverança. continuar lendo

Propaganda disfarçada de notícia... continuar lendo

Estes remédios forçam o organismo além do que podem suportar, não vale a pena.
Eu particularmente uso o velho e bom guaraná em pó, melhor não há! continuar lendo

Café preto! Sem café, sem produtividade!
Mas, tem de ser sem açúcar! continuar lendo

Chimarrão e Tererê são uma boa também Nobres Colegas. continuar lendo

Atualmente ando com medo de tomar remédios desconhecidos, até receitados por médicos, depois que tomei um e pensei que fosse partir, de tão mal que fiquei. Acho que o melhor é tentar uma alimentação saudável, bastante água. Inteligência já nasce com você. Concentração sim talvez dependa de alguma coisa. continuar lendo