Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Jovem de 17 anos é aprovado em 2º lugar e toma posse no TRE/RR

Publicado por Coruja Concurseira
há 8 anos

Muitos adolescentes estão preocupados com suas provas na escola ou vestibulares. Talvez você se lembre quando tinha seus 17 anos onde o seu maior desejo era terminar a escola e finalmente tirar sua carteira de motorista! Ou então conseguir um emprego.. Sair de casa... Estudar para o vestibular.. Enfim.

Acontece que alguns jovens são um ponto fora da curva, que é o caso do Ianh Coutinho. Aos 17 anos e já no segundo semestre da faculdade de Direito, ele queria estabilidade financeira e resolveu fazer um concurso público.

Jovem de 17 anos aprovado em 2 lugar toma posse no TRERR

Eram 4 vagas ofertadas para a função de técnico judiciário do TRE de Roraima, QUATRO! Durante quatro meses se dedicou aos estudos e deixou para trás mais de 7 mil candidatos, conquistando o 2º lugar no concurso.

"Eu não sabia nem como as questões de concurso eram feitas, achava que era igual a vestibular. Então, primeiro entendi como funcionam essas provas e depois que aprendi a resolver prova de concurso, comecei a estudar as matérias cobradas pelo edital"

No mesmo período em que decidiu estudar para o concurso, o jovem começou a perceber os concorrentes no curso preparatório. Ele via que os colegas pareciam saber muito do conteúdo e chegou até a acreditar que não conseguiria ser aprovado.

"Era muita gente querendo aquelas vagas. Eu achava que era impossível passar e no dia da prova, fui tranquilo, porque acreditava que não tinha chance alguma. No fim das contas, acho que isso até me ajudou a não colocar tanta esperança na prova"

Quando viu o seu nome na lista dos aprovados, toda a família chorou de emoção:

"Foi uma agonia desde que soubemos que ele havia sido aprovado, pois só tinha 17 anos e corria o risco de não ser empossado por causa da idade". Disse a mãe de Ianh.

Mas não foi o que ocorreu, no dia 16 de dezembro de 2015, Ianh (agora com 18 anos) tomou posse em Boa Vista/RR e diz estar ansioso para começar a trabalhar como Técnico Judiciário. O salário do cargo chega a R$ 5.425,79.

Jovem de 17 anos aprovado em 2 lugar toma posse no TRERR

PREPARAÇÃO

Para ter o nome na lista dos aprovados, foi preciso muito esforço e dizer "não" para todas as distrações.

A sua rotina era de oito horas de estudo por dia, tão cansativa para o jovem que chegava até a assustar sua família.

"Minha mãe me chamava para comer, mas eu só ia quando terminava de ver todo o conteúdo que estava estudando. Também percebi que às vezes quando saía de casa e passava três a quatro horas na rua acabava não fazendo nada, e por isso passei a preferir ficar em casa estudando".

As tardes e noites coincidiram com o período de férias da faculdade, e eram totalmente dedicadas às matérias previstas no edital do concurso. "Eu estabeleci a meta de só dormir depois da meia-noite. Então, tinha que estudar todos os dias até esse horário".

DICAS PARA QUEM ESTUDA

Para o jovem roraimense, os principais segredos são: não desistir e pensar na recompensa.

"Na hora em que você está estudando, há momentos em que bate o desânimo. Você começa a pensar que não está aprendendo nada, e que aquilo não vai te levar a lugar algum. Então, a pessoa tem que pensar na recompensa, que só vem depois da aprovação".

"Metade do meu tempo de estudo foi dedicado aos exercícios. Eles são o segredo para a aprendizagem. Além disso, eu foquei muito em português, porque toda a prova está nessa língua e se você não souber o significado de uma palavra, por exemplo, pode perder uma questão de Direito ou de Informática", afirmou o mais jovem servidor do TRE/RR.

Se você quer aprender estudar de forma estratégica e ter seus resultados acelerados, o professor especialista em estratégias para concursos Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro digital de técnicas e estratégias para concursos. CLIQUE AQUI para baixar o seu.

Além de receber o livro você assistirá também um treinamento gratuito onde vai aprender uma nova forma de estudar para concursos públicos.

Acesse: www.corujaconcurseira.com.br

falecom@corujaconcurseira.com.br


Com informações do G1

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovem-de-17-anos-e-aprovado-em-2-lugar-e-toma-posse-no-tre-rr/310735639

Informações relacionadas

Notíciashá 13 anos

Aprovado em concurso pode adiar a nomeação? Tire dúvidas

Denes Menezes, Advogado
Artigoshá 6 anos

Posse em cargo público por adolescente. O que diz o STJ?

Leandro Dias , Advogado
Artigoshá 10 meses

Passei no Concurso mas não tenho idade

Leandro Dias , Advogado
Artigoshá 10 meses

Prorrogação de posse em concurso público

Moacir Júnior, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Nomeação em concurso - Menor de idade (menos de 18 anos) na data da posse

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Admirável! continuar lendo

Essa é a juventude brasileira que vale a pena ser mostrada como exemplo. Parabéns!Deus o ajude a ser um bom funcionário público.Precisamos! continuar lendo

Lindo exemplo. continuar lendo

Excelente Exemplo ! Bem Merecido ! continuar lendo